Armas Shark

:: DARDOS ANESTESIANTES

:: Acionados por carburo de cálcio

Dardos

O funcionamento baseia-se na impulsão de um êmbolo injetor de droga (7) produzida pela pressão do gás gerado no momento do impacto contra o animal (ver figuras 1 e 2). O gás ACETILENO (10), produzido pela reação química do carbureto de cálcio (cal) contido na cavidade (9) da tampa traseira do dardo com a água (14) colocada atrás do êmbolo.

Dardo corte

INSTRUÇÕES PARA USO

VERIFICAR que a cavidade (9), onde se coloca o carbureto de cálcio, esteja perfeitamente seca, se não for verificado, poderá descarregar o dardo de forma prematura.

Colocar umas pedras de carburo de cálcio e tampar com o tampão de bronze (12), passar vaselina. (O carbureto de cálcio deve ser triturado no tamanho de 2 a 3 mm aproximadamente). Utilizar carbureto bem fresco, do interior das pedras. Não utilizar pó. Não guardar o carbureto triturado ou esmagado mais de uma semana (em recipiente bem fechado) porque se hidrata com a unidade e pode falhar a injeção.

Depois de passar vaselina no êmbolo injetor (7) e introduzi-lo no corpo do dardo com sua parte oca PARA TRÁS, cuidando especialmente que sua posição seja a indicada no desenho, com a borda traseira e NÃO MENOS de 28 mm. Da borda do dardo. Se estiver a pouca distância do animal, é possível que o dardo não DESCARREGUE.

Encher a parte posterior do dardo (11) com água limpa. Ao enroscar a parte traseira do dardo (8), deixar a água que sobra escapar. Capacidade aproximada de água: 1,5 cm³.

Introduzir a droga na parte dianteira do dardo (1) com uma seringa hipodérmica graduada. Se o volume da droga não encher a capacidade do dardo, completar com água destilada. Enroscar a cabeça, e assim o dardo ficará pronto para uso. VERIFICAR QUE AS AGULHAS ESTEJAM BEM AFIADAS.

Depois do disparo, os dardos contem gás comprimido em sua parte traseira. Para "ventilar", desenroscar a tampa traseira e continuar a lavar perfeitamente utilizando água abundante, cuidando de não deixar resíduos de carbureto de cálcio (cal).

IMPORTANTE: O VETERINARIO deverá saber o peso correto estimado do peso do animal e informar-se muito bem com respeito das DROGAS (ANESTESICOS) que serão utilizados em cada caso. Disto dependerão os resultados.